O socialite José Castelo Branco, de 60 anos, reagiu chocado e irado, a partir de Nova Iorque, ao escândalo que está a abalar do lado de cá do oceano Atlântico o nome e a reputação da sua mulher, Betty Grafstein, de 94 anos, que neste momento se encontra com bens penhorados pelo fisco português e tem o seu nome inscrito na lista negra de devedores junto do Banco de Portugal.
Num vídeo que publicou quinta-feira na rede social Instagram, José Castelo Branco atira-se a todos os que consideram serem os seus inimigos, e a todos os que, alegadamente, no seu ponto de vista, quererão fazer mal à viúva milionária com quem se casou há 26 anos em Portugal."Quem luta sou eu, sou eu, sou eu, para salvar tudo", começa por afirmar o 'marchand d'art', mostrando-se chocado e ofendido com a notícia publicada em primeira mão pela revista 'TV Guia', na sua edição de dia 2 de fevereiro, que está à venda nas bancas: "A Betty, com 94 anos, agora envolvida num escândalo? É absolutamente veeerrrrgonhoso!"
José Castelo Branco e Betty Grafstein. O casamento de quase 30 anos em imagens






















Recorde-se que a referida publicação avança que a milionária joalheira norte-americana, que se casou com José Castelo Branco em Loures quando tinha 68 anos, deve dezenas de milhares de euros de impostos às finanças portuguesas e que a máquina fiscal já abriu três processos de execução de penhora contra si, constando na lista de devedores singulares, na categoria dos devedores entre 7.500 e 25 mil euros.
Leia também
No centro de toda esta polémica está um pequeno e acolhedor palacete na vila de Sintra, a ainda morada fiscal da joalheira em Portugal. Trata-se de um imóvel que era sua propriedade, paga a pronto e isenta de dívidas desde 1972, mas sobre o qual Betty Grafstein contraiu inesperadamente três hipotecas voluntárias avultadas (num total de 700 mil euros junto do Millenium/bcp), num curto período de tempo, entre os anos de 2006 e 2007.
Castelo Branco aluga casa a turistas




















A CULTA É DOS "SENHORES DAS FINANÇAS"... E "DA BEBÉ CABRAL"
Apesar da trapalhada fiscal em que o nome de Lady Betty Grafstein está envolvido por incumprimento das suas responsabilidades e obrigações individuais enquanto contribuinte em Portugal, o marido atira-se antes ao mensageiro e imputa culpas a quem cobra impostos obrigatórios por lei e abre processos, com penhoras, contra a milionária, por incumprimentos. "Senhores das Finanças, não brinquem comigo. Porque comigo ninguém brinca. Eu dou o meu corpo, como Egas Moniz, dou a minha cabeça, se for preciso… Mas tocarem no nome da Lady Betty, não!", dispara.
No seu discurso inflamado, na mesma 'live' no Instagram, a história contada pelo socialite não fica clara, e José Castelo Branco trai-se mesmo, dando a entender que os problemas em Portugal (não se entende com que entidade, ou entidades) teriam começado muito antes dos processos de execução fiscal terem começado a entupir a caixa de correio da visada contribuinte faltosa (segundo o serviço de Finanças Sintra -1) Betty Grafstein.
Leia também
"Foi por essa razão, quando em 2015 viemos viver para Nova Iorque, estávamos a vender a casa para não termos mais problemas em Portugal. Entregámos a casa à Senhora Dona Aida Pereira Cabral, mais conhecida por Bebé Cabral Champalimaud. Pois é, a Bebé Cabral Champalimaud disse que ia fazer do palacete uma coisa chiquíssima, um turismo de habitação, e patati e patátá, e depois mais tarde venho a descobrir coisas horrendas sobre a pessoa", acusa.
A carregar o vídeo ...
Isto ainda não tinha visto: José Castelo Branco na cama com Betty após festa rija: 'Nem me consigo mexer'
Sem especificar, José Castelo Branco afirma que a inquilina se terá portado mal com a senhoria Betty Grafstein. "Deixou-nos completamente ao abandono. Eu, estando cá a tomar conta da Betty, não me posso desdobrar em 50 mil coisas, certo? E, agora vejam: Em 2018, a Bebé Cabral decidiu abandonar a casa. Eu cheguei, para fazer a capa da revista Cristina [publicada a 8 de dezembro de 2018] encontrei a casa vazia com as portas abertas. Estava com testemunhas. E foi assim que tudo começou. Eu fechei a casa, vim-me embora, continuei a pagar as rendas que tinha que pagar", garante o marchand d’art.
A CRISE A UMA NOVA VERSÃO DA HISTÓRIA COM PICO
Sem esconder que a milionária Betty Grafstein também se ressentiu dos efeitos da ordem mundial, o marido reconhece: "Chegou uma altura, a crise vem para todos, assumo as responsabilidades todas, disse ao meu filho Guilherme: 'Ou se vende a casa rapidamente ou então não vou aguentar mais e dou o palacete, porque é demais'", revelando agora uma nova versão do processo de transmissão do imóvel e das suas responsabilidades a um suposto arrendatário. "E foi nessa altura que entreguei a chave ao senhor Pedro Pico. Para tomar essa responsabilidade, em que eu iria trabalhar, ele iria pagar às finanças e, e, e, seria descontado nos meus trabalhos (performativos) – isto é bom para todos saberem – eu não brinco em serviço, seria descontado em todos os meus trabalhos que eu fizesse para ele. E foi tudo (ha, ha, ha) e não vou dizer o resto…".
Leia também
Castelo Branco revela agora uma nova versão da bronca em torno do suposto arrendamento a Pedro Pico - que chegou a ser concorrente do reality show Big Brother - do palacete de Sintra que Betty comprou e pagou a pronto com o falecido marido Albert Garfstein e que agora está hipotecado ao Millenium/bcp.
Fundador da Drag Taste, Pedro Pico, envolto em polémicas














"Bem, entretanto, pior, a pagar (supõe-se que se refira ao ex-concorrente do 'Big Brother', o 'drag queen' Pedro Pico), por estar lá em casa, uma coisa muito simbólica pela cedência do espaço, mas nem isso está a cumprir. E agora resolveu pedir um recibo? Mas eu vou passar recibos de quê? Se eu não recebo nada?! Os seus recibos são os do banco, meu querido amigo", lança, como se estivesse a falar diretamente para o inquilino de Betty, que alegadamente não lhe paga a renda.
Leia também
NÃO SE METAM COM A BETTY, E CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não obstante a trapalhada ter sido criada por todos os intervenientes supra referidos, José Castelo Branco, na hora da conclusão da sua argumentação, vira-se contra os mensageiros e deixa ameaças veladas: "Agora a imprensa que tenha cuidado. E que tenha muito cuidado a falar do nome da Lady Betty Grafstein, Ok? Pronto! Ela é respeitada pelo mundo inteiro. Não se atrevam. E agora compreendam a minha posição. Se estou com a Lady Betty é porque eu quero e porque eu a amo do coração", defende, prometendo fazer "grandes revelações" em breve.
A vida de festas de Castelo Branco e Betty Grafstein em Nova Iorque

















E deixa entretanto uma "notícia": "Portugal, tenha atenção! José Castelo Branco não brinca em serviço. Porque as árvores morrem de pé. Espero que isto tudo se resolva. Espero resolver isto rapidamente porque estou de mãos e pés atados porque não posso abandonar a Betty para ir tratar das coisas a Portugal. Deus é grande! Viva Jesus! Viva Maria Santíssima! E cá estou eu, com toda a força, e ninguém me vai destruir. E ninguém vai destruir a minha Betty. Eu sou um lutador. Sou forte. E vou proteger a minha Betty para sempre. Beijos".
Saber mais sobre
- Temas
- José Castelo Branco
- Lady Betty Grafstein
- palacete de Sintra
- Nova Iorque
- socialite
- Pedro Pico
- finanças
- Aida Pereira Cabral
- Bebé Cabral Champalimaud
- Albert Grafstein
- Big Brother
- TVI
Vai gostar de
você vai gostar de...