A história de José Castelo Branco e Betty Grafstein. De como se conheceram às suspeitas de violência (2024)

Quando alguém comete um homicídio sangrento e demente, a cultura popular diz-nos que o mais provável é que apareçam vizinhos, amigos e colegas de trabalho a dizer que nunca imaginaram que algo assim pudesse acontecer. "Ele era um rapaz tão calmo, sempre tão bem educado. Ainda ontem me ajudou a carregar uma saca de repolhos", dirá a vizinha idosa do quinto esquerdo. Com os crimes de violência doméstica passa-se o oposto. Saem debaixo das pedras e por detrás dos arbustos pessoas que, vendo bem, agora que pensam nisso, sempre acharam o tipo um bocado agressivo e desagradável e, a bem dizer, não surpreende que desse lá uns safanões à senhora. Por que é que não falaram antes? Nunca ninguém tem resposta cabal. É o que está a acontecer com as acusações de violência doméstica de que José Castelo Branco foi alvo. Um choque, mas, vendo bem, não uma surpresa. Desde que Betty Grafstein denunciou os abusos aos médicos da CUF Cascais, onde está internada com uma fratura no fémur e lesões no antebraço e, soube-se entretanto, uma pneumonia, têm surgido cada vez mais informações que corroboram uma tendência para a violência – vídeos de uma discussão com um inquilino e de uma altercação num restaurante são os mais recentes. Castelo Branco foi hoje detido para interrogatório. Um final triste para um casamento que começouhá quase 28 anos. Mas como terá sido o princípio da relação? Foi isso que tentámos descobrir.

A história de José Castelo Branco e Betty Grafstein. De como se conheceram às suspeitas de violência (1)

Há tantas fotografias e vídeos de uma figura exuberante ao lado de uma senhora idosa e debilitada que é fácil esquecer que não foi sempre assim. Betty, diminutivo de Elizabeth Larner (nome de solteira), é uma inglesa nascida em 1928, filha adoptiva de uma dama de companhia da rainha Maria, a avó da rainha Isabel II. Razão pela qual recebeu, ainda bebé, o título de lady. Muito jovem, aos 18 ou 19, no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, decide ir viver para Nova Iorque, com o seu primeiro marido, um playboy que depressa a abandona com um filho recém-nascido nos braços. Pouco depois conhece Albert Grafstein, um judeu negociador de diamantes que dirige com o irmão a Grafstein Diamond Corporation. Betty e Albert casam-se e a união dura até à morte deste, em 1991. Albert adopta Roger, filho do primeiro casamento de Betty, e é ele quem hoje em dia, juntamente com o primo, filho do outro irmão Grafstein, comanda a empresa de diamantes. É daqui que vem a fortuna de Betty e é também na sequência do casamento com Albert que se torna joalheira.

A história de José Castelo Branco e Betty Grafstein. De como se conheceram às suspeitas de violência (2)
Leia também Atriz denuncia ex-marido em caso de violência doméstica. "O que será preciso para que me deixe em paz?"

Corta para José Castelo Branco, como se diz no cinema. Os dois conhecem-se em meados da década de 90, em Nova Iorque, pouco depois de Betty ter enviuvado, numa festa do arquiteto e artista plástico Júlio Quaresma. Castelo Branco era já nessa altura negociador de arte, pelo que os dois encontraram imediatamente tema de conversa. O que José Castelo Branco já tinha sido, mas já não era, pelo menos, naquele momento, era Tatiana Romanova: uma drag queen que, durante os anos 80, chegou a atuar em festas de Donald Trump. Como o mundo é pequeno.

Numa edição recente do programa de Manuel Luís Goucha, que partilha o nome com o apresentador, Goucha entrevistou o jornalista das revistas cor-de-rosa Abel Dias que é também amigo de Betty Grafstein e que a conheceu antes de ela ter conhecido Castelo Branco. O jornalista conta que a amiga gostava muito de estar sempre no meio de pessoas, não queria estar sozinha, e que "esse acabou por ser o mal dela". Goucha, que também a conhece há vários anos, acrescenta que ela "era uma senhora muito divertida e muito independente". Abel conta que tanto ele quanto Júlio notaram uma aproximação entre os dois, mas que não imaginaram que se transformasse numa relação amorosa. Acharam que era mais "uma questão de companhia".

Certo é que quando, em 27 de novembro de 1996 – que é também o dia em que Betty fazia 68 anos – os dois se casam, nem Abel Costa nem Júlio Quaresma foram convidados. "Porquê?", pergunta Goucha. "Porque éramos contra. Porque não era possível que alguma coisa desse certo com aquele tipo. A gente conhecia-o. Ele é um aldrabão convicto." E ilustra com o seguinte exemplo: "Dizia que vivia em Saint Antoine des Chevaliers, para não dizer Santo António dos Cavaleiros. Porquê? Porque a Lili Caneças lhe disse que era mais chique."

A história de José Castelo Branco e Betty Grafstein. De como se conheceram às suspeitas de violência (4)
Leia também "Eu cheguei a um ponto que disse que bastava", testemunhos de violência contra as mulheres

Não eram apenas os dois amigos que opunham ao casamento de Betty e Castelo Branco. Goucha acrescenta que sabe de fonte segura, porque tem amigos em Nova Iorque que conhecem bem a história, que "Roger nunca concordou com o casamento, nunca gostou do José Castelo Branco e nunca foi visita lá de casa". Há apenas uma fotografia em que Roger é visto no mesmo espaço que José Castelo Branco: no aniversário dos 90 anos da mãe. Sobre Roger, Abel acrescenta que este está agora a tomar todas as medidas possíveis para proteger a mãe e que já, anteriormente, a tentou afastar de José Castelo Branco, quando Betty apareceu em público com uma pala num olho, para esconder uma escoriação que se suspeitou ter sido feita pelo marido, mas que ela negou – garantiu ter batido contra um móvel.

Adensam-se as suspeitas de que não só José Castelo Branco estaria casado com Betty Grafstein por interesse, pelo estilo de vida que ela lhe proporcionava, como, a confirmarem-se os indícios, teráexercido violência física e psicológica sobre a mulher – uma senhora 34 anos mais velha do que ele. De resto, a forma como Castelo Branco se dirigia a Betty nos vídeos que publicava nas redes sociais era, por si só, um tanto estridente e opressiva.Resta saber se seria, afinal, apenas a ponta do iceberg.

A história de José Castelo Branco e Betty Grafstein. De como se conheceram às suspeitas de violência (6)

Se é o estilo de vida que interessa a Castelo Branco, a investigação colocou-o numa situação pericl*tante: começou já a perder patrocínios e parcerias com marcas, uma delas, o Grupo Feira, anunciou ter cortado relações com o socialite: "as supostas atitudes do artista José Castelo Branco contrariam os valores e a missão da nossa empresa". Por outro lado, há quem comente que os olhos do negociador de arte sempre estiveram firmemente pousados na herança. Sobre isso, o Correio da Manhã já divulgou que pelo menos o palacete que Betty tem em Sintra foi deixado em testamento a Guilherme Castelo Branco, filho do marido. Um testamento que a joalheira terá feito há 15 anos e que, até ao momento, que se saiba, não sofreu alterações. Porquê ao filho? Dois motivos são apontados: porque Betty viu crescer Guilherme e gosta muito dele e porque José Castelo Branco tem dívidas ao Fisco pelo que o palacete poderia vir a ser penhorado para pagamento das mesmas.

Leia também A violência doméstica e o machismo começam no namoro

O futuro de José Castelo Branco permanece incerto: para já, sabe-se que está detido na GNR para ser interrogado.

Próxima Notícia Polanski absolvido de difamação

A história de José Castelo Branco e Betty Grafstein. De como se conheceram às suspeitas de violência (2024)
Top Articles
Goodwill Sunnyvale Hours
Amanda Staveley Plastic Surgery
Pollen Count Centreville Va
Housing near Juneau, WI - craigslist
Mcgeorge Academic Calendar
Metallica - Blackened Lyrics Meaning
Craigslist Cars And Trucks For Sale By Owner Indianapolis
Best Private Elementary Schools In Virginia
Compare the Samsung Galaxy S24 - 256GB - Cobalt Violet vs Apple iPhone 16 Pro - 128GB - Desert Titanium | AT&T
Progressbook Brunswick
Jcpenney At Home Associate Kiosk
Walgreens On Nacogdoches And O'connor
Johnston v. State, 2023 MT 20
Classic Lotto Payout Calculator
Nyuonsite
Colts Snap Counts
Becu Turbotax Discount Code
Crossword Nexus Solver
Leader Times Obituaries Liberal Ks
111 Cubic Inch To Cc
NHS England » Winter and H2 priorities
Odfl4Us Driver Login
Curry Ford Accident Today
What Channel Is Court Tv On Verizon Fios
Walgreens 8 Mile Dequindre
Inbanithi Age
Il Speedtest Rcn Net
Helpers Needed At Once Bug Fables
January 8 Jesus Calling
Random Bibleizer
Jurassic World Exhibition Discount Code
Does Royal Honey Work For Erectile Dysfunction - SCOBES-AR
Pickle Juiced 1234
Metro 72 Hour Extension 2022
Acadis Portal Missouri
The Boogeyman Showtimes Near Surf Cinemas
Craigslist En Brownsville Texas
The best specialist spirits store | Spirituosengalerie Stuttgart
Home Auctions - Real Estate Auctions
Truck Works Dothan Alabama
Timothy Warren Cobb Obituary
The Nikki Catsouras death - HERE the incredible photos | Horror Galore
Chr Pop Pulse
Jimmy John's Near Me Open
Www Pig11 Net
Haunted Mansion Showtimes Near Millstone 14
Bellelement.com Review: Real Store or A Scam? Read This
Product Test Drive: Garnier BB Cream vs. Garnier BB Cream For Combo/Oily Skin
How to Do a Photoshoot in BitLife - Playbite
Razor Edge Gotti Pitbull Price
Electronics coupons, offers & promotions | The Los Angeles Times
Syrie Funeral Home Obituary
Latest Posts
Article information

Author: Saturnina Altenwerth DVM

Last Updated:

Views: 6310

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Saturnina Altenwerth DVM

Birthday: 1992-08-21

Address: Apt. 237 662 Haag Mills, East Verenaport, MO 57071-5493

Phone: +331850833384

Job: District Real-Estate Architect

Hobby: Skateboarding, Taxidermy, Air sports, Painting, Knife making, Letterboxing, Inline skating

Introduction: My name is Saturnina Altenwerth DVM, I am a witty, perfect, combative, beautiful, determined, fancy, determined person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.